#SalveOGandarela

Abertura da Exposição “Linhas das montanhas: bordando águas” na FAE/UFMG

Na próxima sexta, dia 16 de setembro de 2022, ocorre o evento de Abertura da Exposição “Linhas das montanhas: bordando águas”, projeto artístico e coletivo com foco no patrimônio natural e cultural e engajamento socioambiental em defesa das serras e águas de Minas Gerais. Organizado pela equipe idealizadora do projeto e a coordenação do Espaço Arteducação, acontecerá na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha, das 10h às 12h30, e tem como programação:

10h Abertura da Exposição, no jardim da entrada principal da FAE/UFMG
11h Ciranda de Saias com acompanhamento do Grupo Musical Cancioneros

“Linhas das montanhas: bordando águas”, com licença poética para nomear os traços sinuosos de nossas serras, tem como motivação os desastres socioambientais dos rompimentos de barragens de rejeitos provocados pela mineração no estado. Nasceu em dezembro de 2019 envolvendo pessoas de vários lugares de Minas Gerais mas se expandiu para outros territórios no Brasil. Exalta nossas riquezas patrimoniais, naturais e culturais, ao mesmo tempo que denuncia a contínua desfiguração de nossas paisagens, de nossos territórios e suas populações que estão sob forte ameaça de dilapidação e destruição pela mineração e seus associados que impactam, muitas vezes irreversivelmente, todo um ecossistema formador de águas, de paisagens, de histórias e de vidas. Com essa intenção, pessoas e coletivos bordaram saias que serão partilhadas em cirandas e exposições.

No traçado e cores dos fios, pinturas e artes têxteis, mãos bordadeiras de todas as idades teceram poéticas mensagens, sentimentos e denúncias descortinando suas aflições sobre o meio ambiente, assim como o encantamento e pertencimento ao patrimônio natural e cultural e a esperança que entrelaça o passado e presente de suas histórias, memórias, saberes e fazeres. O acervo é composto por 80 peças, em sua maioria saias bordadas, com a participação de 9 estados brasileiros. A Exposição ficará no Espaço Arteducação da FAE/UFMG até dia 14 de outubro de 2022, aberta a visitação (gratuita) de segunda a sexta no horário de 8 às 20 horas.

SERVIÇO

Abertura da Exposição “Linhas das montanhas: bordando águas”
Local: FAE/UFMG (Campus na Pampulha)
Data: 16/09/2022 (sexta)
Horário: das 10h às 12h30
Mais informações através dos telefones:
(31) 98702-1333 Helena Flávia Marinho de Lima (Coordenação do projeto)
(31) 98489-4602 Daniele de Sá Alves (Coordenação do Espaço Arteducação/FAE)

Site: https://www.linhasdasmontanhasbordandoaguas.com/
Instagram: https://www.instagram.com/linhadasmontanhasbordandoaguas/

A ameaça é a mesma há 13 anos: a cobiça, em especial da empresa Vale, em minerar a única Serra intacta no Quadrilátero Aquífero-Ferrífero